Tutorial: Instalando o Windows 10 em um HD externo

windows-10-logo

Se você, assim como eu, usa o Windows instalado em um HD externo, certamente deve ter se frustado ao perceber que o Windows 10 não instala ou atualiza o seu sistema antigo (por exemplo, o Windows 8.1) caso ele esteja instalado em uma mídia externa.

Isso acontece devido a uma restrição que a Microsoft pôs em seu novo sistema, e que deve acompanhar as próximas gerações do Windows, não permitindo que o sistema operacional seja instalado em mídias removíveis – apenas em HD’s (ou SSD’s) internos.

Felizmente, existe uma solução relativamente simples para instalar o Windows 10 em um HD externo. Vou te apresentar um passo a passo que você deve seguir para ter o Windows 10 rodando sem problemas a partir da sua mídia removível.

AVISO: O procedimento a seguir deve ser feito por sua conta e risco. Embora eu tenha testado todos os passos aqui descritos utilizando um MacBook Pro e um HD WD My Passport de 1 TB, não me responsabilizo caso algo ruim aconteça, como perda de dados ou impossibilidade de iniciar o seu sistema operacional. Por isso, é muito importante que você faça o backup de todos os seus arquivos antes de iniciar este tutorial. Se seguido à risca, não deve haver maiores problemas.

O que você vai precisar

  • Um computador rodando Windows 7 ou versões mais novas (uma máquina virtual rodando o sistema operacional também serve.)
  • Um HD externo de pelo menos 100GB e com suporte a USB 3.0 (MUITO importante!!!)
  • Uma imagem (ISO) do Windows 10 (preferencialmente x64) – você pode baixar uma gratuitamente através do site da Microsoft.
  • O programa Rufus, que pode ser baixado neste link.

Primeiro passo: antes da instalação

O procedimento que irei ensinar apagará todos os arquivos do seu HD externo, portanto, se você já usa algum sistema operacional instalado neste HD ou tem arquivos importantes nele, faça um backup dos mesmos para outra mídia ou computador. Certifique-se também que o HD onde será instalado o Windows 10 possui USB 3.0: caso contrário, mesmo após o término do procedimento, você pode ficar impossibilitado de usar o novo sistema.

Se você recebeu uma versão gratuita do Windows 10 (através da oferta promocional para quem já possui o Windows 7, 8 ou 8.1) mas não consegue atualizar o sistema que está instalado no HD, recomendo que você reinstale o sistema em um computador (ou partição física) utilizando a mesma chave do Windows que foi instalado em sua mídia. Após isso, faça todas as atualizações necessárias, atualize para o Windows 10 e – agora sim – siga o procedimento de instalação no seu HD externo.

Após baixar o Rufus, não é necessário instalar o aplicativo: ele já funciona ao abrir.

Segundo passo: instalando o Windows 10 no HD externo

No computador ou máquina virtual rodando Windows, conecte o HD externo onde o Windows 10 será instalado e abra o Rufus. Caso apareça uma mensagem sobre atualização, clique em “Sim”. Será mostrada uma tela semelhante à tela abaixo:

rufus-1

Como você deve ter percebido, o seu HD não aparece na lista de dispositivos do Rufus. Isso é normal: por segurança, o Rufus não libera a detecção de HD’s externos por padrão. Para habilitar esta função, pressione as teclas Alt + F, e o seu disco rígido deve ser mostrado na lista de dispositivos.

Com o seu HD selecionado no Rufus, selecione as seguintes opções:

  • Tipo de partição e do sistema de destino: escolha Partição MBR para BIOS ou UEFI
  • Sistema de arquivos: selecione NTFS
  • Tamanho do cluster: deixe esta opção como está.
  • Novo nome do volume: deixe como está.
  • Em Opções de formatação, clique no ícone ao lado de “Imagem ISO” e escolha a imagem do Windows 10 que foi baixada. Em “Criar disco bootável com”, escolha Windows To Go. Esta opção é que permite que o Windows 10 seja instalado e otimizado para uso em mídias externas, como HD’s e SSD’s. Sem isso, não será possível utilizar o sistema direto do HD.
  • Deixe Criar nomes estendidos e ícones selecionado.

A tela do Rufus deve ficar parecida com esta:

rufus-2

Após isso, clique em Iniciar, e aguarde o término do processo, que pode levar de alguns minutos a várias horas.

Terceiro passo: testando a sua instalação do Windows 10

Pronto, o pior já passou! Se o procedimento do Rufus foi concluído com sucesso, só falta testar a sua nova instalação do Windows. Para isso, faça o boot através do seu HD externo (você precisa mexer na BIOS do seu computador e escolher o boot pelo USB, ou apertar a tecla Option no seu Mac logo após ouvir o som de inicialização e escolher o Windows) e insira as informações que ele pede. Se tudo correr bem, você tem uma instalação do Windows 10 novinha em folha, rodando direto do seu HD externo!

Espero que tenha gostado do nosso tutorial. Até mais!

 

4.43 avg. rating (87% score) - 7 votes
Hilder Santos

Autor: Hilder Santos

  • Wellington Amorim

    isso vai fazer com que meu hd se torne bootavel para formatação ou vai fazer que o windows seja instalado nele?

    • Não, ele será bootável, mas não para formatação. Quando você der o boot pelo HD, o Windows já estará instalado nele, necessitando somente uma configuração inicial na primeira inicialização.

  • Matheus Carvalho

    Se for outro sistema operacional tipo windows 7 também vai precisar de ser usb 3.0?

  • Franklin Fayal

    amigo, estou fazendo isso agora no meu pc, mas estou fazendo em um para usar no outro. é o seguinte, o hd do meu computador de problema e ele ta com problemas de inicializaçao, tem como fazer tudo em outro computador e so ligar no meu quebrado?

  • Hebert Suzart

    Aqui não aparece essa opção: Windows to go.

    • Luis Roberto Oliveira

      Para mim apareceu depois que eu selecionei o arquivo iso

  • Lucas Gamer

    Meu amigo por favor me ajude para mim n aparece a opção Windows to go PF oq eu faço????

  • Marcia Gama

    não instalou o windows no meu hd externo, apenas esse programa criou um boot para formatação, sendo assim nem precisava do programa apenas copiar os arquivos da iso para o pendrive.