Sobre

O blog Cauda Longa foi criado para ser um centro de tutoriais, dicas e macetes sobre todas as dúvidas que todos têm.

Não espere que nada venha a seguir uma ordem, pois os artigos são os mais variados possíveis. Espere de notícias quentes a dicas sobre como fazer quase tudo.

Mas, afinal… Por que o nome “Cauda Longa”?

Para explicar porque coloquei este nome no blog, primeiro preciso que você saiba o que são hypes.

Hypes nada mais são que as “febres” da Internet, que vêm e vão. Aqui, você pode incluir o vídeo da Cicarelli quando saiu, o vídeo o Jeremias, o acidente da Gol, etc etc e etc. Pense que são notícias que têm uma absurda procura durante um curto espaço de tempo.

Para blogs monetizados, ou seja, que veiculam propaganda como o meu, os hypes podem ser uma grande fonte de renda, visto que os picos de acesso quando os hypes ainda estão “quentes” pode render uma boa grana naquele período. Porém, como todo bônus tem o seu ônus, os hypes tornam-se obsoletos com uma facilidade tremenda, daí que abrir um blog de hypes dá dinheiro, mas demanda tempo e saco para ficar ligado no próximo avião que vá cair, ou na próxima atriz que vá aparecer sem calcinha.

Eu não tenho saco para isso. Além do mais, os novatos da blogosfera têm caído nas graças dos hypes, pois são garantia de dinheiro fácil – isto é, se você conseguir passar por cima da concorrência, que hoje em dia está maior que nunca: todos escrevendo exatamente sobre as mesmas coisas.

Daí, como ganhar dinheiro com blogs, sem precisar ser agressivo, aproveitador ou mentiroso, ou seja, sem deixar o visitante frustado? (claro, não se pode agradar a todos)

?? aí que entra o conceito da Cauda Longa.

A Cauda Longa

Imagine que a parte esquerda do gráfico acima, em marrom, sejam estes hypes, que têm uma busca tremenda mas que terminam prematuramente. Pois é exatamente este o lugar dos hypes no gráfico.

Existem certos assuntos que são buscados em menor quantidade, mas constantemente pela população: aprender a dançar, consertar uma torneira, dicas de computador, etc etc e etc. Todo mundo, mais dia, menos dia, acaba procurando pelos assuntos da “Cauda Longa” – toda a extensiva parte amarela do gráfico, que tem exatamente o mesmo volume da parte marrom. Deu pra entender agora?

Vi que é possível ganhar exatamente o mesmo dinheiro que o pessoal que escreve hypes divertindo o meu leitor, deixando ele a par da situação e – o principal – ajudando ele a solucionar a questão que o trouxe ao blog. A Cauda Longa exige paciência, pois leva tempo para fazer resultado, ao contrário dos hypes, que têm resultado imediato. Em contrapartida, são a certeza de um futuro promissor financeiramente, pois ele se é beneficiado pela quantidade E pela qualidade, e não somente pelo período, como os hypes. São válidos hoje ou daqui a 100 anos – se não mudarem as regras do jogo. Os hypes só são válidos durante algumas semanas.

Os hypes vêm e vão. A Cauda Longa é para sempre.