Remédio caseiro para azia e má digestão

Foto: Flickr/Pandatea Art

A azia e má digestão são males que, infelizmente, atormentam uma grande parcela da população mundial. Causadas principalmente por uma alimentação rica em gorduras e ácidos, a azia é uma queimação no estômago que pode causar muita dor e refluxo, ou até mesmo úlceras estomacais, em casos mais graves.

Se você sofre deste males, felizmente existem remédios caseiros que podem aliviar o mal estar causado pela má digestão e pela azia.

Confira os preparos caseiros abaixo:

Suco de batata para azia

Foto: Flickr/Tommy Hemmert Olesen

Foto: Flickr/Tommy Hemmert Olesen

Para acabar rapidamente com o mal estar da azia, faça um suco de batata inglesa (batata comum) utilizando um processador de alimentos, ou ralando a batata em um pano limpo e espremê-lo para extrair o sumo da batata. A batata é conhecida por ser um alimento alcalino, e tem o poder de eliminar toda a acidez da garganta e estômago.

Utilizar um liquidificador também é uma opção, mas lembre-se que o suco deve ser tomado puro, sem adição de açúcar ou adoçante.

Chá de boldo para má digestão

Já dizia a nossa avó: o boldo é um santo remédio. E é mesmo! Se quiser um ótimo remédio caseiro para má digestão, prepare um chá de boldo e tome, ainda morno. O boldo tem propriedades que diminuem a dor de estômago e melhoram a digestão.

Xarope de erva-doce e hortelã, para azia e má digestão

Hortelã

Foto: Flickr/Fabio

Se preferir, você pode preparar um xarope para combater a azia e má digestão utilizando erva-doce, hortelã e mel. Para isso, machuque 2 colheres (sopa) de erva-doce, 2 colheres (sopa) de hortelã e acrescente 1/2 xícara de mel. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 6 horas, coe e tome 1 colher de sopa, preferencialmente 3 vezes ao dia.

Mas lembre-se: não tome este xarope caso tenha suspeita de úlcera gástrica/estomacal, e nem dê o xarope a bebês ou crianças com menos de 12 anos.

Independente do método que você escolher para melhorar a azia e má digestão, a principal forma de evitar esses males é através de uma alimentação saudável e balanceada. Cuide-se!

5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote
Hilder Santos

Autor: Hilder Santos