Diclofenaco Sódico x Diclofenaco Potássico: qual a diferença?

Talvez você tenha se perguntado qual a diferença entre o diclofenaco sódico do diclofenaco potássico na hora que o farmacêutico te oferece o remédio para aquela dor de garganta horrorosa que você está sentindo… Mas e aí… ? Qual a diferença?

Bem… O diclofenaco, que é o principal ativo desse medicamento, é um anti-inflamatório não-esteroide, que age como anti-inflamatório, analgésico e antipirético.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o diclofenaco sódico e diclofenaco potássico não possuem diferenças nos mecanismos de ação, pois ambos são absorvidos de forma ácida, que é a molécula ativa chamada ‘diclofenaco’.

Porém, a única diferença (quase mínima) entre os dois é o tempo de início e duração da ação, a depender da dosagem. Apesar de serem sais diferentes (um é sódio e o outro é potássio), possuem a mesma ação no organismo.

A tecnologia farmacêutica (esses diferentes laboratórios que a gente conhece, como Aché, Teuto etc.) possui duas formas de liberações dos medicamentos no organismo: uma é a forma de liberação imediata, que como o nome já diz, ela é empregada como analgésico, pois ele se desintegra no estômago com mais rapidez, levando assim para a corrente sanguínea com mais agilidade; e a outra é a forma de liberação prolongada, no qual o medicamento é mais indicado para processos inflamatórios, e consequentemente há uma liberação mais lenta da substância no organismo.

E aí, ficou claro?
Espero que a gente tenha te ajudado!

4.00 avg. rating (80% score) - 2 votes
Jéssica Silva

Autor: Jéssica Silva